Sob-o-mesmo-céu
Quinta da Alçada, 2019 – 2021

Sob-o-mesmo-Céu é um projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através da iniciativa PARTIS, e pela InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário e destinado a crianças entre os 7 e os 15 anos, moradoras do Bairro da Quinta do Alçada em Leiria. O objectivo do projecto é promover o desenvolvimento de várias competências, com uma incidência particular no desenvolvimento de práticas artísticas e na relação entre as crianças e o espaço que habitam. O projecto tem uma duração de 3 anos.
 
Como um dos dinamizadores da parte artística, o colectivo Til procura incentivar nas crianças o re-conhecimento tanto do espaço físico bem como social que os rodeia e potenciar a capacidade de imaginação e agência na sua transformação. Com este projecto desenvolvemos a ideia de que o processo de construir colectivamente tem o enorme potencial de fortalecer relações de entreajuda e, ao mesmo tempo, construir uma consciência propositiva sobre o mundo material que nos rodeia.
 
Abordámos este projecto na perspectiva de “aprender fazendo.” Através da construção e da manipulação de materiais vários, procuramos promover a capacidade de comunicar e tomar decisões em conjunto com os diversos habitantes da Quinta da Alçada. Procuramos promover ferramentas que possam ser apreendidas de forma crítica e que eventualmente transformem o contexto das crianças com intervenções no espaço público.

 

Cliente/Promotor: Inpulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário, Fundação Calouste Gulbenkian
Desenho/construção: colectivo TIL, Uivo, Casota Colective, todos os participantes
Parceiros: Câmara Municipal de Leiria
Fotografia: colectivo TIL

 ~ 2019 | info@otil.pt

Scroll Up