MENUMENU
MENUMENU
MENUMENU

Roda-viva
Castelo de Vide, 2018

O Festival Andanças é um festival internacional de dança que ocorre na vila alentejana de Castelo de Vide. Na edição de 2018 o tema era a “Roda Viva” o movimento continuo da dança que é também o dos encontros entre pessoas e das viagens que se fazem em comum.
Tendo ganho a candidatura do Open Call para a decoração do espaço do recinto e actividades na vila, foi-nos pedido que propuséssemos várias intervenções que definissem o espaço e a atmosfera do festival, assim como toda a sinalética. Em apenas um mês teriamos que definir os espaços e os objectos, recolher materiais e construir.
A intervenção focou-se em reformular o espaço existente revelando com o mínimo de energia as suas qualidades como a vista do horizonte desde o topo do terreiro ou a divisão natural que a topografia possibilitava. Ao mesmo tempo acrescentava elementos novos e essenciais ao festival como as sombras, a entrada, o bar, ou o recinto das casas de banho. Também nos materiais fomos procurar o que existia de edições anteriores, nos armazéns da câmara municipal e as matérias primas que existem naturalmente pela paisagem. Assim também o desenho de cada intervenção nasceu de processos como a reciclagem, a reformulação e a reutilização que se viam claramente na sinalética onde se sobrepunham as novas letras à sinalética antiga emprestando estas a sua textura ao novo desenho.
Às estruturas e espaços mais funcionais adicionámos quatro moínhos de grande dimenção que representavam o tema desta edição, a “Roda Viva”, e que desenhavam uma linha no planalto do palco principal.

Cliente/Promotor: Associação Pé de Xumbo
Desenho e construção: TIL
Carpintaria: Tiago Domingues
Produção: Márcio Pereira, Joana Ricardo 
Voluntários: Sergio Pérez, Ilia Rebocho, Lígia Nunes, Maria Serzedelo, Luís Valentim, Marta Moreira, Rita Fernandes, Barbara Fernandes, Eliana Piovesana, Mario Prados, Jorge Quito. 

 ~ 2019 | info@otil.pt