top of page

RODA-VIVA

Na edição de 2018 do Festival Andanças o tema era a “Roda Viva,” o movimento continuo da dança. Ao Colectivo Til foi pedido que propusesse várias intervenções que definissem o espaço e a atmosfera do festival, assim como toda a sinalética. Tivemos  um mês para definir os espaços e objectos, recolher materiais e construir.

ColectivoTil_RodaViva_01.jpg

Os materiais utilizados vieram na sua maioria de edições anteriores, armazéns da câmara municipal ou de matérias primas existentes na paisagem. Os desenhos e ideias para cada intervenção foram nascendo dos próprios processos de reconfiguração, reciclagem e reutilização.

ColectivoTil_RodaViva_14.jpg
ColectivoTil_RodaViva_03.jpg
ColectivoTil_RodaViva_04.jpg

A intervenção focou-se em reformular o espaço existente revelando com recurso a gestos simples as suas qualidades, como as vistas do horizonte ou a topografia natural do terreno. 

ColectivoTil_RodaViva_02.jpg
ColectivoTil_RodaViva_05.jpg
ColectivoTil_RodaViva_07.jpg

Ao mesmo tempo procurava acrescentar elementos novos e essenciais ao festival como as sombras, a entrada, o bar e o recinto das casas de banho.

ColectivoTil_RodaViva_06.jpg
ColectivoTil_RodaViva_08.jpg
ColectivoTil_RodaViva_09.jpg

Às estruturas e espaços mais funcionais adicionámos quatro moinhos de grande dimensão que representavam o tema desta edição, a “Roda Viva,” e que desenharam uma linha no planalto do palco principal.

ColectivoTil_RodaViva_15.jpg
ColectivoTil_RodaViva_11.jpg
ColectivoTil_RodaViva_12.jpg
ColectivoTil_RodaViva_13.jpg

Tipo de projecto: Instalação/Decoração e Construção/Sinalética (Open call)

Local: Castelo de Vide

Data: Agosto, 2018

Duração: 3 semanas

Projeto global: Festival Andanças

Promotor: Associação Pé de Xumbo

Desenho/Construção: Colectivo Til 

Fotografia: Colectivo Til

Colaborações: Márcio Pereira, Joana Ricardo, Tiago Domingues, Sergio Pérez, Ilia Rebocho, Lígia Nunes, Maria Serzedelo, Luís Valentim, Marta Moreira, Rita Fernandes, Barbara Fernandes, Eliana Piovesana, Mario Prados, Jorge Quito.

bottom of page