MENUMENU
MENUMENU
MENUMENU

Jardim cívico
Rua Direita, 2018 

O Festival A Porta é um festival cultural que ocorre todos os anos em Leiria com uma programação muito diversa, obrigando o público a redescobrir a sua cidade e os vários mundos que nela participam.
A nossa intervenção focalizou-se no centro histórico da cidade, num edifício novo que apesar das melhores intenções, não conseguiu reanimar uma zona que há muito tempo se vem degradando e perdendo residentes.
A nossa proposta pretende mostrar o potencial do espaço aberto por este edifício criando algo convidativo à apropriação e que possa ser um elemento de surpresa e contemplação. Neste espaço, durante o festival, irão existir bares e concertos e essencialmente uma razão mais para se vir ao centro histórico  e o redescobrir.
Sobre a praça entre os dois edifícios lançou-se um manto de fitas brancas que desciam pela fachada do edifício até se amarrarem ao pilar da entrada. A fachada espelhada do lado oposto duplicava o comprimento das fitas que mudavam de forma e de tom ao sabor do vento e criavam uma topografia liquida e inconstante. Enquanto a presença deste “tecto” acrescentava um novo carácter e volume à praça, por baixo as plantas e áreas relvadas trouxeram          um jardim completamente novo e quase insólito e definiam o espaço como uma espécie de auditório natural direccionado para o palco. 

Cliente/Promotor: Festival A Porta
Desenho e construção: TIL
Produção: Guilherme Garrido 
Voluntários: Carlos Pena, Francisco Silva

 ~ 2019 | info@otil.pt