MENUMENU
MENUMENU
MENUMENU
Floresta Viva
Lagoa da Ervedeira, 2018 
 
Outubro de 2018 foi o primeiro aniversário dos incêndios que devastaram uma parte significativa da paisagem florestal portuguesa. O pinhal de Leiria – um pedaço de terra verde centenário entre a costa atlântica e o interior – foi uma das áreas mais afectadas.  
O evento “Floresta Viva”, promovido pela Câmara Municipal de Leiria, foi pensado não apenas para recordar esse momento, mas sobretudo para celebrar a relação entre as comunidades locais e o ecossistema envolvente, organizando diversas actividades, com o intuito de incentivar o seu contacto com a natureza. O local escolhido foi numa lagoa: Lagoa da Ervedeira. 
Esta foi a ocasião ideal, não só para continuarmos a desenvolver projectos que envolvam a compilação e a renovação de técnicas e materiais, mas também para iniciar outro aspecto importante desse processo: partilhar a nossa experiência. Com isso em mente, organizámos uma oficina de construção natural, na qual pudemos ensinar e explorar ainda mais – com a preciosa ajuda dos participantes que se juntaram a nós – as possibilidades técnicas e construtivas da cana. No decorrer de um dia, o objectivo era construir um pequeno abrigo temporário, voltado para a lagoa.  
Após um processo importante de selecção, colheita, limpeza e catalogação da cana, a estrutura final consistia em dois arcos perpendiculares principais, presos por uma “folha” tecida em cana.
 
Cliente/Promotor: Câmara Municipal de Leiria
Desenho e construção: Colectivo TIL
Produção: Guilherme Garrido 
Voluntários: Agrup. Escuteiros Bajouca
 

 colectivo TIL 2019 | info@otil.pt