NASCENTES
Organizado pela associação CCER MAIS o projeto Nascentes consistiu na criação de cinco instalações na nascente do rio Liz, na aldeia das Fontes, através de cinco residências artísticas transdisciplinares. Começando com uma reflexão sobre um tema contemporâneo ligado ao território da nascente, cada residência artística juntou um cientista social convidado, dois artistas plásticos e dois músicos, ao longo de cinco semanas.
Desenvolvidas num ambiente constante de co-criação, cada instalação procurou um sítio e experiência para o território da nascente.
O coletivo Til foi convidado a produzir o espaço de suporte para cada instalação artística e do projeto em si, apoiando os artistas residentes na realização do processo de co-criação e desenvolvendo sinaléticas e outros dispositivos espaciais. Cada grupo de artistas, cada novo tema e colaboração, gerou formas distintas de encarar o território da nascente e imaginar uma experiência artística.
Ao desafio de entrelaçar o trabalho do coletivo com o processo de co-criação das instalações, juntou-se o desafio de dar uma identidade comum a todas as instalações. Foi através de um diálogo entre as diferentes realidades materiais existentes na nascente e a nova materialidade das instalações que surgiu a madeira queimada, segundo o método Shou Sugi Ban, como a linguagem base para traduzir sítio, as diferentes instalações e a identidade do projeto.
A plasticidade material da madeira queimada foi traduzida enquanto atitude de concepção para cada espaço artístico, procurando leveza em gestos pequenos, quase inexpressivos, enquanto ao mesmo tempo assumindo o carácter esteticamente forte da madeira queimada.
A produção resultou num conjunto de pequenos objetos, estruturas e sinaléticas que enquadram cada instalação artística em formas silenciosas mas presentes ao longo de um percurso pela nascente do Liz.
Tipo de projecto: Produção para Instalações Artísticas
Local: Fontes, Leiria
Data: Abril/Maio 2021
Duração: 5 semanas
Projecto geral: Festival A Porta
Promotor: CCER Mais
Desenho/Construção: Colectivo Til
Fotografia: Colectivo Til, Idalécio Francisco.