CELEBRAÇÃO DO EMIGRANTE
Este projecto nasceu do ambiente colaborativo do festival Museum Festum e da sua emblemática réplica da Torre Eiffel - monumento de homenagem aos emigrantes locais.
A nossa intervenção sinalizaria nessa estrutura os três dias do evento, ao mesmo tempo preparando-a para uma performance teatral que ocorreria no último dia.
Durante o processo de desenho e construção, imaginámos um véu suave, flutuando ao vento, projetando a silhueta da torre a partir de dentro.
Os materiais disponíveis foram o bambu, que usámos como estrutura, e uma tela branca que encontrámos na loja de materiais de construção ao fim da rua.
Numa das noites do festival as cordas localizadas nos quatro cantos levantariam o pano progressivamente, revelando a torre, numa performance de homenagem aos seus criadores.
Os ingredientes resultaram num paralelepípedo suspenso feito de pano branco e agarrado nos dois topos por uma moldura quadrangular de bambu.
Nos restantes dias, o vento, os reflexos da luz do sol intenso do dia e da luz interior à noite, fariam da instalação um objecto vivo e dinâmico.
Tipo de projecto: Instalação/Performance
Local: Monte Redondo, Leiria
Data: Agosto, 2016
Duração: 4 dias
Promotor: Museum Festum: Festival Eco Cultural
Desenho/Construção: Colectivo Til
Fotografia: Colectivo Til, Carolina Sepúlveda
Colaborações: Li Wang, Diogo Monteiro.