CAMPANHA INAUGURAL
Campanha Inaugural é uma peça para três construtores e um baterista (Pedro Marques) em 7 atos. No contexto do projecto MAPAS, o Colectivo Til tomou vários espaços da cidade de Leiria, inaugurando cada lugar com intervenções construídas, uma placa nomeadora de cada local e uma cerimónia oficial. Da performance, ficaram várias peças no espaço público que podem ser percorridos de novo, convidando a um circuito de visitação de detritos e fragmentos em espaços esquecidos da urbanidade.
O processo consistiu em percorrer os mesmos caminhos que a nossa vida na cidade envolve, mas desta vez olhar para o lado, para o que está debaixo da estrada, na sombra do processo urbano, atrás das vistas, o que sobra sem sabermos que sobrava.
A constelação de intervenções realizadas confronta-nos com um mapa de espaços esquecidos, onde descobrimos caminhos que já não existem, vistas que não têm nome, muros e barreiras que separam, ligações que se tornam secretas.
A continuidade do espaço é um mito, a existência de algo como “cidade” é uma nuvem, mas o pulsar dos materiais sem nome, isso é uma realidade.
A performance torna-se uma forma de reacender essas acções materiais e urbanas como um convite a questionar a própria urbanidade.
Tipo de projecto: Instalação/Performance
Local: Leiria
Data: Junho, 2020
Duração: 1 dia (3 semanas projecto)
Promotor: M.A.P.A.S.
Desenho/Construção: Colectivo Til
Fotografia: Colectivo Til, Idalécio Francisco
Video: Casota Collective
Colaborações/Parceiros: Pedro Marques (bateria)